Manter uma comunicação eficiente sobre débitos em aberto não só reduz a inadimplência, como também fortalece o relacionamento com os clientes. Com a ferramenta Aviso de Débitos, você pode, com poucos cliques, emitir avisos aos seus clientes informando sobre os débitos de forma ágil e personalizada.
Explicando a Ferramenta
A ferramenta consiste no envio de mensagem ao cliente para informar sobre possíveis débitos pendentes. Tanto para parcelas Vencidas, para reforçar sobre a necessidade de regularização, quanto para parcelas A Vencer, para lembrar de forma antecipada e prevenir atrasos.
- Seleção de Débitos: Informe o período desejado e o sistema listará automaticamente os clientes com parcelas pendentes dentro desse intervalo. Para facilitar a busca, utilize a opção “Selecionar” para visualizar rapidamente parcelas Vencidas, A vencer ou Todas.
- Forma de Envio: Escolha a melhor forma de comunicação com seus clientes:
– E-mail: Uma abordagem mais formal, enviando um PDF com a relação de parcelas em aberto anexo à mensagem.
– WhatsApp: Um contato mais direto e amigável, enviando a listagem dos vencimentos e valores junto à mensagem. - Mensagens Personalizadas: Ajuste as mensagens conforme necessidade, com possibilidade de definir mensagens diferentes para parcelas Vencidas e A Vencer. No caso do envio via WhatsApp, personalize as mensagens para cada cliente, com a utilização de palavras-chave.
- Forma de Envio por Cliente: No cadastro do cliente (aba Cobrança) defina a forma mais apropriada para emitir o aviso.
- Envio: Após selecionar os clientes e ajustar mensagens e contatos, basta confirmar o envio.

Observações
- Clientes classificados com algum Status de Inadimplência (aba Cobrança do cadastro do cliente) não receberão a notificação.
- O sistema prioriza o E-mail Financeiro informado na aba Cobrança do cadastro do cliente.
- As mensagens são salvas automaticamente assim que editadas. Para diferenciar as mensagens utilizadas para parcelas Vencidas e A Vencer, utilize a marcação [Aviso de Débitos (Mala direta): Diferenciar textos de acordo com o tipo de vencimento] na aba Financeiro do Parametrizador do Sistema.
- Visualize as parcelas abertas do cliente pelo botão Parcelas ou com clique duplo no Valor da listagem.
- Contatos (endereço de e-mail, número de telefone) podem ser editados nessa tela (sem alterar o cadastro principal). Caso precise fazer uma alteração cadastral, acesse o botão Cadastro.