Campos xPed e nItemPed

Os campos xPed (Número do Pedido do Cliente) e nItemPed (Número do Item no Pedido) fazem parte da estrutura do XML da NF-e e têm como principal função garantir a rastreabilidade entre a Ordem de Compra e a Nota Fiscal, item a item.

Essas informações são exigidas por muitos clientes, principalmente empresas maiores, marketplaces e órgãos públicos, que precisam controlar a entrega e conferência de cada produto com base no pedido original.

O que são:

  • xPed → representa o número do pedido do cliente (também conhecido por ordem de compra).
  • nItemPed → representa o número sequencial do item dentro daquele pedido.

Onde preencher?

  • No Pedido de Venda: No momento do lançamento do pedido, informe os dados xPed e nItemPed nos detalhes de cada item.
    Caso todos os itens se refiram ao mesmo número de pedido do cliente, essa informação pode ser inserida diretamente no campo “OC Cliente” da tela principal do pedido.
  • Na Nota Fiscal (emissão): Ao importar o pedido para a NF-e, o sistema preenche automaticamente os campos xPed e nItemPed, desde que essas informações estejam corretamente registradas no pedido. Se a nota fiscal não estiver vinculada a um pedido, ou se os campos não tiverem sido preenchidos previamente, ainda é possível informá-los manualmente clicando no botão “Personalizar” em cada item da nota.

Como aparece no XML?

Quando preenchidos corretamente, esses campos aparecem dentro do grupo de produtos (det > prod) no XML da nota fiscal, como no exemplo abaixo:

Por que isso é importante?

  • Evita rejeições por parte do destinatário da NF
  • Facilita a conferência do pedido no recebimento
  • Pode ser uma exigência contratual para o fornecimento
  • Garante conformidade fiscal em casos de integração com ERPs e plataformas de compras