Os sistemas da HGM contam com vários níveis de autorização para usuários e ações especiais.
Temos dois tipos de usuários:
- Comuns: são aqueles que têm acesso apenas a determinados programas e ações dentro destes programas. Estes usuários podem, por exemplo, ter acesso completo a um programa, mas apenas permissão de consulta em outro.
- Masters ou Mestres: possuem acesso a todos os programas e a todas as ações básicas, como consulta, adição, alteração e exclusão. Em geral este tipo de usuário é restrito aos gestores da empresa e a configuração é feita diretamente no Cadastro de Usuários.
A tela Autorizações, disponível no menu Sistema, permite visualizar um ou todos os usuários e definir os acesso, programa por programa. Também é possível filtrar apenas um determinado menu ou pesquisar programas que contenham uma determinada palavra-chave em seu nome.
A coluna Acesso indica se o usuário possui acesso ao programa, ou seja, se ele pode executar pelo menos uma das ações:
- Inclusão indica se o usuário pode incluir novos registros.
- Gravação indica se o usuário pode alterar os registros existentes.
- Consulta indica se o usuário pode consultar os registros existentes.
- Exclusão indica se o usuário pode excluir os registros existentes.
- Listagem indica se o usuário pode gerar relatórios, planilhas eletrônicas e quaisquer listagens disponíveis naquele programa.
Para maior comodidade, os botões localizados no topo das colunas de permissão permitem conceder ou remover permissões de todos os programas e usuários atualmente listados em tela.
Imagine, por exemplo, que um determinado usuário deva ter acesso a todos os programas de um determinado menu. Basta selecionar o usuário e o menu e, após, usar os botões para marcar todas as permissões, conforme imagem abaixo.
Autorizações Rápidas
Às vezes é necessário conceder autorização a um usuário para um único programa. Para casos assim, o sistema conta com uma ferramenta chamada Autorizações Rápidas, disponível também no menu Sistema.
Após selecionar o usuário, basta utilizar o menu do sistema para identificar qual programa será alvo da mudança de autorizações. Ao invés de abrir o programa, o sistema o indicará na tela acima.
Após a seleção de usuário e programa, basta configurar as permissões e salvar.
Autorizações Especiais
As Autorizações Especiais estão disponíveis no Cadastro de Usuários.
A primeira e mais importante delas é se o usuário é Master, ou seja, se ele tem acesso a todos os programas do sistema e a todas as funções básicas, como inclusão, exclusão e afins, conforme discutido acima.
A seguir, em Permissões Especiais é possível configurar se o usuário pode executar determinadas ações.
- Liberar Limite de Crédito quando o sistema está configurado para controlar o limite de crédito concedido.
- Liberar Situação Cadastral Irregular quando o sistema está configurado para não permitir venda para clientes com cadastros incompletos ou desatualizados.
- Liberar Situação Financeira Irregular quanto o sistema está configurado para não permitir venda no crediário para clientes que estejam em vermelho.
- Liberar Negociações permite que o gerente, por exemplo, libere, via senha, descontos superiores ao configurado no sistema, bem como outras restrições financeiras, como valor mínimo para parcelas.
- Trocar Representante vinculado aos clientes.
- Gerenciar Compra permite que o usuário atue como gerente de compras, visualizando solicitações de todos os usuários e alterando diversas informações das solicitações de compras que são vedadas aos usuários normais, tais como o status da solicitação.
Já em Ordem de Serviço é possível definir permissões detalhadas sobre exclusão de movimentos, lançamentos de mão de obra e materiais, financeiro e muitas outras.
Por fim, em Bloqueio por Empresa é possível limitar o acesso de determinado usuário a determinadas empresas.
Listagem de Autorizações
Como o nome indica, permite gerar uma listagem das autorizações em uso e conta com diversas opções de filtro.
Ações de Usuários
Este programa permite analisar as principais ações executadas pelos usuários.
Dentre os muitos usos, é possível identificar quem excluiu determinado documento ou alterou uma conta bancária, por exemplo.
Dentre os filtros possíveis estão o tipo de entidade alterada, período, usuário e número do documento.