DRE Gerencial

O DRE Gerencial é uma ferramenta que organiza e classifica as vendas e despesas, proporcionando uma visão detalhada do desempenho operacional da empresa. Ele ajuda a visualizar os resultados com clareza, apontando para onde vão os maiores custos, simplificando a gestão do dia a dia e a tomada de decisões.

A Ferramenta

A ferramenta [DRE Gerencial] está disponível no menu [Vendas], submenu [Relatórios de Acompanhamento].

Basta inserir o período a ser analisado para que as informações referente às vendas e prestações sejam classificadas para a exibição. Com isso já será possível visualizar o Resultado Operacional Bruto. Para uma análise mais abrangente, as despesas e outras receitas que devem compor o relatório podem ser classificadas no plano de contas, possibilitando a exibição do Lucro Operacional.

Estrutura do Relatório

O relatório é composto pelos seguintes valores:

  • Faturamento Bruto do Exercício: Abrange as receitas de vendas de mercadorias e de serviços prestados. A visualização por grupos de itens, permite uma análise detalhada. Nesta seção também estão inclusos valores complementares à vendas e prestações:
    • Despesas acessórias, como fretes e seguros
    • Impostos destacados (“por fora”), como IPI e ICMS ST
  • (=) Receita Operacional Bruta: Representa os valores efetivos das vendas ou prestações, considerando apenas os valores dos itens vendidos e dos serviços prestados.
  • (–) Deduções da Receita Bruta:
    • Devoluções de vendas
    • Descontos concedidos
    • Impostos e contribuições embutidos (“por dentro”), como ICMS, PIS, Cofins e ISSQN
    • Retenções de tributos
    • Incentivos, como Funrural
  • (=) Receita Operacional Líquida: Resultado entre os valores Receita Operacional Bruta e Deduções da Receita Bruta.
  • (–) Custos Variáveis:
    • Custos das mercadorias vendidas: custo de aquisição ou de produção das mercadorias comercializadas.
    • Custos dos serviços prestados: custos envolvidos com um serviço prestado.
    • Outros custos.
  • (=) Resultado Operacional Bruto: Resultado entre os valores Receita Operacional Líquida e Custos Variáveis.
  • (–) Despesas: Despesas com vendas e prestações.
  • (+) Receitas: Receitas não inerentes às vendas e prestações
    • Obs.: Para exibição adequada dessas receitas e das despesas, é necessário uma classificação prévia no plano de contas.
  • (=) Lucro Operacional: É o saldo do relatório que reflete a capacidade da empresa de gerar lucro.

Vale mencionar que custos e despesas são categorias de gastos diferenciadas em uma análise de resultado. De forma resumida podemos dizer que:

  • Custo é o gasto necessário para adquirir ou produzir uma mercadoria.
  • Despesa é o gasto envolvido com a manutenção e com a venda da mercadoria.

DRE Gerencial Anual

O sistema também oferece uma análise anual, que permite um acompanhamento do desempenho operacional ao longo do ano.

A ferramenta [DRE Gerencial Anual] está disponível no mesmo menu: [Vendas], submenu [Relatórios de Acompanhamento].

Nessa visualização, também é possível detalhar cada valor para entender sua origem e composição. Para acessar essa informação, basta dar um clique duplo sobre o valor.

Benefícios do DRE Gerencial

  • Visão clara e detalhada: Organiza receitas, despesas e custos, oferecendo uma visão precisa do desempenho operacional.
  • Apoio à tomada de decisões: Facilita a identificação de áreas de impacto financeiro, auxiliando na estratégia e planejamento.
  • Análise de desempenho: Acompanha o desempenho ao longo do ano, fornecendo percepções para uma gestão mais eficaz.