O DRE Gerencial é uma ferramenta que organiza e classifica as vendas e despesas, proporcionando uma visão detalhada do desempenho operacional da empresa. Ele ajuda a visualizar os resultados com clareza, apontando para onde vão os maiores custos, simplificando a gestão do dia a dia e a tomada de decisões.
A Ferramenta
A ferramenta [DRE Gerencial] está disponível no menu [Vendas], submenu [Relatórios de Acompanhamento].
Basta inserir o período a ser analisado para que as informações referente às vendas e prestações sejam classificadas para a exibição. Com isso já será possível visualizar o Resultado Operacional Bruto. Para uma análise mais abrangente, as despesas e outras receitas que devem compor o relatório podem ser classificadas no plano de contas, possibilitando a exibição do Lucro Operacional.
Estrutura do Relatório
O relatório é composto pelos seguintes valores:
- Faturamento Bruto do Exercício: Abrange as receitas de vendas de mercadorias e de serviços prestados. A visualização por grupos de itens, permite uma análise detalhada. Nesta seção também estão inclusos valores complementares à vendas e prestações:
- Despesas acessórias, como fretes e seguros
- Impostos destacados (“por fora”), como IPI e ICMS ST
- (=) Receita Operacional Bruta: Representa os valores efetivos das vendas ou prestações, considerando apenas os valores dos itens vendidos e dos serviços prestados.
- (–) Deduções da Receita Bruta:
- Devoluções de vendas
- Descontos concedidos
- Impostos e contribuições embutidos (“por dentro”), como ICMS, PIS, Cofins e ISSQN
- Retenções de tributos
- Incentivos, como Funrural
- (=) Receita Operacional Líquida: Resultado entre os valores Receita Operacional Bruta e Deduções da Receita Bruta.
- (–) Custos Variáveis:
- Custos das mercadorias vendidas: custo de aquisição ou de produção das mercadorias comercializadas.
- Custos dos serviços prestados: custos envolvidos com um serviço prestado.
- Outros custos.
- (=) Resultado Operacional Bruto: Resultado entre os valores Receita Operacional Líquida e Custos Variáveis.
- (–) Despesas: Despesas com vendas e prestações.
- (+) Receitas: Receitas não inerentes às vendas e prestações
- Obs.: Para exibição adequada dessas receitas e das despesas, é necessário uma classificação prévia no plano de contas.
- (=) Lucro Operacional: É o saldo do relatório que reflete a capacidade da empresa de gerar lucro.
Vale mencionar que custos e despesas são categorias de gastos diferenciadas em uma análise de resultado. De forma resumida podemos dizer que:
- Custo é o gasto necessário para adquirir ou produzir uma mercadoria.
- Despesa é o gasto envolvido com a manutenção e com a venda da mercadoria.
DRE Gerencial Anual
O sistema também oferece uma análise anual, que permite um acompanhamento do desempenho operacional ao longo do ano.
A ferramenta [DRE Gerencial Anual] está disponível no mesmo menu: [Vendas], submenu [Relatórios de Acompanhamento].
Nessa visualização, também é possível detalhar cada valor para entender sua origem e composição. Para acessar essa informação, basta dar um clique duplo sobre o valor.
Benefícios do DRE Gerencial
- Visão clara e detalhada: Organiza receitas, despesas e custos, oferecendo uma visão precisa do desempenho operacional.
- Apoio à tomada de decisões: Facilita a identificação de áreas de impacto financeiro, auxiliando na estratégia e planejamento.
- Análise de desempenho: Acompanha o desempenho ao longo do ano, fornecendo percepções para uma gestão mais eficaz.