A ferramenta Mapa de Custos e Despesas oferece uma análise detalhada de todos os gastos da empresa, sejam eles custos ou despesas. Analisando os gastos registrados, o relatório organiza os valores conforme o plano de contas, facilitando a visualização e controle financeiro.
Explicando a Ferramenta
Disponível no menu Pagar > Relatórios Financeiros, o relatório analisa as notas de aquisição, sejam elas compras de mercadorias ou aquisição de serviços, e os lançamentos de despesas, considerando todos os gastos registrados.
Para compor o relatório, a nota de aquisição deve estar lançada com CFOP configurada para constar em relatórios estatísticos. A classificação do gasto é feita com base na conta contábil informada diretamente na nota. Caso essa informação não esteja preenchida, será utilizada a conta contábil vinculada ao CFOP especificado na nota. Se, ainda assim, a conta contábil estiver ausente, a própria natureza da CFOP será usada para determinar a classificação do gasto.
No caso do lançamento de despesa, a classificação é feita sempre com base na conta contábil informada no próprio lançamento. Caso seja informada uma CFOP configurada para não compor os relatórios estatísticos, o lançamento não será incluído.
Filtros
Dentre os filtros possíveis, estão:
- Período: Defina o intervalo de datas que deseja analisar.
- Fornecedor: Selecione um ou mais fornecedores para focar nos gastos específicos.
- Classificação de Fornecedores: Filtre por classificações previamente cadastradas, como “Serviços” ou “Matérias-primas”.
- Conta Contábil: Escolha as contas contábeis para análise, permitindo segmentar por tipos de custos e despesas.
- Centro de Custo: Classifique os gastos por centro de custo, para visualizar a distribuição dos recursos.
- Natureza de Operação: Detalhe a análise conforme o tipo de operação realizada.
Layout
A ferramenta oferece dois layouts de visualização: Analítico e Resumo.
Além disso, permite agrupar as informações utilizando um ou mais dentre os seguintes critérios:
- Conta Contábil
- Centro de Custo
- Classificação do Fornecedor
- Fornecedor
Dentre as opções de ordenação, estão:
- Data
- Fornecedor
- Valor
- Conta Contábil
Uso da Ferramenta
O relatório Mapa de Custos e Despesas oferece uma visão mais clara e estruturada das finanças, facilitando a análise detalhada dos recursos e o controle de custos e despesas. Desta forma, contribui para a tomada de decisões mais assertivas, ajudando a identificar onde os recursos estão sendo aplicados e se esses investimentos estão em conformidade com o planejamento financeiro da empresa.
Para obter outras perspectivas sobre custos e despesas, também estão disponíveis as ferramentas Balanço de Receitas e Despesas e Demonstrativo de Resultado do Exercício (ou DRE).