Margem de Contribuição

A Margem de Contribuição é uma das principais métricas quando se fala em vendas e lucro, sendo a diferença entre o preço de venda e o custo de aquisição somado às despesas.

Esta métrica é útil para tomadas de decisão, análise de rentabilidade e definição do ponto de equilíbrio do seu negócio.

Margem de Contribuição disponível no menu Vendas > Relatórios de Acompanhamento.

Este relatório permite uma série de filtros e configurações de exibição.

Começando pelo período de análise, é possível ainda definir um documento específico ou selecionar documentos a partir do seu modelo, o que permite analisar, por exemplo, apenas NFC-es emitidas.

Filtros por itens e clientes podem ser feitos de diversas formas, bem como escolher um ou mais vendedores, condições de pagamento e até CFOPs usadas. As opções são vastas e, ainda assim, autoexplicativas.

Impressão

O relatório possui diversas opções de exibição, mas algumas informações estão presente em todas.

A Venda é o valor de venda do produto ou documento. Já Custo é o custo médio ou real do produto ou produtos do documento, enquanto Despesas incluem despesas destacadas no documento de venda e mesmo o ICMS, caso esta opção seja selecionada.

Margem é o valor da fórmula Venda – Custo – Despesas, enquanto a coluna % exibe o percentual desta margem sobre o preço de venda.

Dentre as opções para impressão é possível escolher um layout:

  • Analítico: separa cada item de cada venda.
  • Por Item: destaca apenas os itens, somando os valores do mesmo item para diferentes documentos.
  • Por Venda: destaca apenas os documentos, somando os valores de seus itens.
  • Resumo: traz um simples resumo com a totalização de todos os itens de cada venda dos agrupamentos definidos.

Também é possível determinar qual o Custo será usado no cálculo. O padrão é utilizar o custo médio, que leva em consideração as últimas compras, mas é possível aplicar o custo real, que leva em conta apenas a última compra.

O ICMS é outra opção importante, pois a depender do regime fiscal de sua empresa pode ser interessante considerá-lo de determinada forma:

  • Despesa: o ICMS entra na coluna despesa, sendo reduzido da margem assim como outras despesas da venda.
  • Reduzir venda: o ICMS é subtraído do valor da venda, o que afeta a base de comparação.
  • Ignorar: o ICMS é ignorado, não sendo nem reduzido do preço de venda, nem adicionado como despesa.

Agrupamento e Ordenação permitem organizar a forma como as informações serão exibidas no relatório.

A opção Mostrar Saldo Atual fica disponível quando o layout selecionado é por item e inclui o saldo atual dos itens.

Por fim, ainda é possível incluir um resumo das despesas através da opção Resumo por Despesa. Este resumo permite identificar quais despesas foram somadas na coluna despesa do relatório principal. A identificação de despesas está relacionada, também, ao markup do sistema.